quinta-feira, 16 de maio de 2013

Visão Inovadora


Olá!
   Esta semana gostaria de compartilhar com você uma reportagem muito interessante sobre uma visão de aprendizagem inovadora!

Jornalista cria site que reconta notícias do mundo para crianças
   A jornalista Simone Ronzani pensou nas dúvidas que seu filho tinha após ouvir e ler as notícias e criou o Recontando, site que cria animações sobre as notícias mais repercurtidas nas redes sociais. Cada animação é desenvolvida com precisão para deixar a notícia mais clara e didática possível para que as crianças, principal público alvo do domínio, absorvam os fatos que as circundam ao redor do mundo.
Como surgiu a ideia do Recontando? - Foi em 2009. No final do ano, eu e meu filho Henrique, de oito anos, estávamos indo ao Shopping comprar presentes de natal. Exatamente neste dia, ocorreu um incêndio no Plaza Shopping Niterói, impedindo a gente de pegar o presente de natal. Ao dar meia volta, percebi que meu filho estava atento às notícias do rádio, mas sempre me perguntava o que elas queriam dizer. Após isso, percebi que as crianças também possuem interesse em saber o que ocorre no mundo.
   Desde então passei a estudar a geração do meu filho. O Recontando foi o projeto da minha pós-graduação. Após os estudos, percebi que existia um "gap" no mercado editorial - as notícias. Durante a minha pesquisa, notei que as crianças "torciam o nariz" para os jornais, mas que as notícias sempre chegavam nelas, independente do meio.
Qual é a frequência de publicações do site? - Nós fazemos atualizações até três vezes por semana. Essa frequência é limitada por conta das ilustrações, que demoram mais para serem realizadas. É difícil fazer o "hard news" para as crianças. Publicar uma notícia para elas é um longo processo..
Qual é o critério para transformar a notícia para as crianças? - A gente troca muita ideia na redação sobre o que está acontecendo e seria legal de contar para os mais jovens. Mas também recebemos diversas sugestões das próprias crianças.
Existe algum editor mirim para analisar a notícia antes de ser publicada? - Sim. Antes de publicar a notícia, nós passamos as histórias para quatro colaboradores, que visitam a redação duas vezes por semana. O legal é que as crianças são verdadeiras e costumam criticar quando não entendem a abordagem de um determinado assunto.
Esta entrevista foi publicada pelo site INFO ONLINE, confira na íntegra:
Até
Kátia C A Souza
ATP de Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário