quarta-feira, 8 de maio de 2013

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO


1-      Apresentação do Programa Mais Educação
  • O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial n° 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
  • O Programa Mais Educação atende, escolas de baixo IDEB, marcados por situações de vulnerabilidade social que requerem a convergência prioritária de políticas públicas e educacionais.
2-      Como funciona o Programa Mais Educação
  • O Programa Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as escolas prioritárias. As atividades Fomentadas foram organizadas nos seguintes macrocampos:
A)    ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (este macrocampo é obrigatório para todas as escolas, contendo pelo menos uma atividade)
  • Matemática
  • Letramento
  • Línguas Estrangeiras
  • Ciências
  • História e Geografia
  • Filosofia e Sociologia
B)     MEIO AMBIENTE:
  • Com Vidas- Agenda 21 na escola- educação para sustentabilidade
  • Horta escolar e/ou comunitária
C)    ESPORTE E LAZER:
  • Atletismo                                                            * Taekwondo
  • Ginástica Rítmica                                                * Ioga
  • Corrida de orientação                                         * Natação
  • Ciclismo                                                             * Xadrez Tradicional
  • Tênis de Campo                                                 * Xadrez Virtual
  • Recreação/lazer                                                  * Programa Segundo Tempo
  • Voleibol                                                             * Karatê
  • Basquete                                                            * Judô                                                      
  • Basquete de rua                                                  * Tênis de Mesa
  • Futebol                                                               * Handebol
  • Futsal
D)    DIREITOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO:
  • Direitos Humanos e ambiente escolar
E)     CULTURA E ARTES:
  • Leitura                                                                       * Desenho
  • Banda Fanfarra                                                         * Escultura
  • Canto coral                                                                * Percussão
  • Hip hop                                                                      * Capoeira
  • Danças                                                                        * Flauta doce
  • Teatro                                                                         * Cineclube
  • Pintura                                                                        * Prática Circense
  • Grafite                                                                         * Mosaico
F)     INCLUSÃO DIGITAL:
  • Software educacional
  • Informática e tecnologia da informática ( PROINFO)
  • Ambiente de Redes Sociais
G)    PROMOÇÃO DA SAÚDE:
  • Atividades de: alimentação saudável/alimentação saudável escolar, saúde bucal, práticas corporais e educação do movimento
H)    EDUCOMUNICAÇÃO:
  • Jornal escolar
  • Rádio escolar
  • Histórias em quadrinhos
  • Fotografia
  • Vídeo
I)       INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA:
  • Laboratório, feiras de ciências e projetos científicos
J)      EDUCAÇÃO ECONÔMICA E CIDADANIA:
  • Educação econômica e empreendedorismo
  • Controle social e cidadania
ORGANIZAÇÃO DOS NÚCLEOS
  •    Cada UEx poderá atender 100 (cem) alunos das séries finais da 1ª fase do Ensino Fundamental ( 4° e/ou 5° anos)
  •        Será realizado no contraturno

KITS DE MATERIAIS
Ø      Os kits são compostos por materiais pedagógicos e de apoio indicados para o desenvolvimento de cada uma das atividades escolhidas pelas escolas que integram o Programa Mais Educação.
ETAPAS




















Ø  O período de execução do Programa Mais Educação está previsto para desenvolver em 10 meses.
Ø  Orientação Técnica com a ATP de Educação Física Daniela Bonci e equipe técnica da Oficina Pedagógica.

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
EMENTA

1-       ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
Instrumentalização metodológica para ampliação das oportunidades de aprendizado dos educandos em Educação Integral.
1.1   Ensino Fundamental
1.1.1           Letramento/Alfabetização- Desenvolvimento da função social da língua portuguesa, comunicação verbal, leitura e escrita. Compreensão e produção de textos dos mais diversos gêneros em diferentes situações comunicativas, tanto na modalidade escrita quanto na modalidade oral.
1.1.2           Matemática- Potencialização de aprendizagens matemáticas significativas por meio de resoluções de problemas, mobilizando os recursos cognitivos dos educandos.

2-       EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Educação a partir do meio ambiente e para a sustentabilidade. Ações e processos estruturantes de educação ambiental, numa perspectiva sistêmica e integrada, abrangendo: o planejamento interdisciplinar; a inserção qualificada de temas socioambientais no currículo; o fortalecimento do diálogo escola/comunidade; e a construção da sustentabilidade em três eixos- prédio escolar, currículo e gestão.
2.1-  Horta escolar e ou/ comunitária- Implantação da horta como um espaço educador sustentável, que estimule a incorporação, a percepção e a valorização da dimensão educativa a partir do meio ambiente, bem como produtora de aprendizagens múltiplas e significativas.

3-       ESPORTE E LAZER
Atividades baseadas em práticas corporais, lúdicas e esportivas promotoras de práticas de sociabilidade, com ênfase no resgate da cultura local, bem como o fortalecimento da diversidade cultural. Ênfase na perspectiva lúdica das atividades com  livre escolha na participação e construção de valores pelos próprios sujeitos envolvidos, atribuindo significado às práticas desenvolvidas, com criticidade e criatividade. Destaque para o duplo aspecto educativo do esporte e do lazer; desenvolvimento da educação pelo esporte e pelo lazer. Incorporação das práticas de esporte e lazer como modo de vida cotidiana.
3.1- Atletismo- O atletismo é reconhecido, pelos especialistas, como o “Esporte Base”, pois estimula os movimentos naturais de correr, saltar e lançar. A modalidade Atletismo Escolar favorece as camadas mais jovens da sociedade, potencializando novos talentos e estimulando a prática da atividade física em geral.
3.2- Futebol e Futsal-  Apoio às práticas esportivas e mediativas para o desenvolvimento integral dos educandos. Promoção da saúde pela cooperação, socialização e superação de limites pessoais e coletivos.
3.3- Ginástica Rítmica-  Esse esporte envolve a prática de evoluções especiais, numa combinação de elementos, que exige força, equilíbrio e precisão. Também inclui exercícios de solo, isto é, performances que são executadas numa espécie de tablado, com movimentos acrobáticos, associados na forma de coreografias. Possui grande valor para promoção da disciplina, concentração e desenvolvimento corporal.
3.4- Judô e Karatê-  Estímulo à prática e vivência das manifestações corporais relacionadas às lutas e suas variações, como motivação ao desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes. Acesso aos processos históricos das lutas e suas relações às questões histórico-culturais, origens e evolução, assim como o valor contemporâneo destas manifestações para o Homem. Incentivo ao uso e valorização dos preceitos morais, éticos e estéticos trabalhados pelas lutas.
3.5- Recreação e lazer- Incentivo às práticas de recreação e lazer como potencializadoras do aprendizado das convivências humanas em prol da saúde e da alegria. Priorização do brincar como elemento fundamental da constituição da criança e do adolescente.
3.6- Tênis de mesa- Esporte baseado em movimentos de interceptação, tendo como base a interceptação da trajetória feita pela bola; e a maneira como esta ocorre é que define o sucesso ou fracasso de um dos atletas, proporcionando aos jogadores a prática concomitante dos sentidos: Tato e Visual.
3.7- Xadrez Tradicional- Desenvolvimento da capacidade intelectual e do raciocínio-lógico promovendo a  observação, a reflexão, a análise de problemas e busca de soluções, a socialização, a inclusão e a melhoria do desempenho escolar.

4-       CULTURA E ARTES
Incentivo à produção artística e cultural, individual e coletiva, dos educandos como possibilidade de reconhecimento e recriação estética de si e do mundo.
4.1- Banda/fanfarra-  Iniciação musical por meio da Banda. Desenvolvimento da autoestima, integração sócio cultural, trabalho em equipe e civismo pela valorização, reconhecimento e recriação das culturas populares. Conhecimento e recriação da cultura musical erudita.
4.2- Canto/coral-  Iniciação musical por meio do canto/coral. Propiciar ao educando condições para o aprimoramento de técnicas vocais do ponto de vista sensorial, intelectual e afetivo, tornando-o capaz de expressar-se com liberdade por meio da música e auxiliando na formação do ouvinte. Integração social e valorização das culturas populares.
4.3- Danças-  Organização de danças coletivas ( regionais, clássicas, circulares e contemporâneas) que permitam apropriação de espaços, ritmos e possibilidades de subjetivação de crianças, adolescentes e jovens. Promoção da Saúde e socialização por meio do movimento do corpo em dança.
4.4- Pintura-  Estudo teórico e prático da linguagem pictórica. Desenvolvimento intelectual, por meio do ato de criação, emocional, social, perceptivo, físico e estético, tendo como mote a pintura como arte. Utilização de técnicas tradicionais, contemporâneas e experimentais das formas de pintura. Conhecimento e apreciação de obras clássicas e contemporâneas de pintura.

5-       COMUNICAÇÃO E USO DE MÍDIAS
Criação de “ecossistemas comunicativos” nos espaços educativos, que fomentam práticas de socialização e convivência, bem como o acesso de todos ao uso adequado das tecnologias da informação.
5.1-  Jornal escolar e rádio escolar- Utilização dos recursos de mídia impressa e do rádio no desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaços escolares. Exercício da inteligência comunicativa compartilhada com outras escolas e comunidades. Construção de propostas de cidadania envolvendo os educandos em experiências de aprendizagens significativas. Fomento da relação escola-comunidade.










Para visualizar o quadro acima clique em cima da imagem. 


ATP de Educação Física Daniela Bonci 




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