quinta-feira, 9 de maio de 2013

Musicalização


O trabalho com a linguagem musical amplia o repertório de crianças e desperta o gosto delas pelas composições de qualidade.

Hoje, sabe-se que o ensino musical é fundamental para o bom desenvolvimento dos pequenos. Elvira Drummond, professora de piano e literatura infantil, explica que a música é uma das poucas atividades que mexem simultaneamente com os dois hemisférios do cérebro (o esquerdo é mais ligado à criatividade, à língua e às artes, e o direito, às ciências exatas). Ao propiciar esse estímulo bilateral, ela amplia as vias neurais. Pesquisas mostram que existe uma espécie de ponte ligando os hemisférios e ela é mais espessa nos músicos."Em outras palavras, é muito bom ter uma prática musical diária", diz Elvira.

Música na Rotina escolar


Canto de Entrada: é o canto que acolhe e saúda as crianças. É importante para ajudá-las a  desenvolver noção de tempo. O canto de entrada avisa que a aula vai começar.

Vivências Sonorasinclui-se nessa categoria todas as músicas/jogos/brincadeiras que fazem com que a criança vivencie o mundo musical e todas as propriedades do som como altura (grave e agudo), duração (curto e longo), intensidade (forte e fraco) e timbre (característica específica de cada som que faz com que ele não seja igual ao outro, ex.: violino e  flauta têm sons diferentes).

Cirandas: é uma hora deliciosa para se vivenciar o cancioneiro folclórico, as famosas cantigas de roda. Ideais  para se trabalhar, além dos elementos sonoros, a lateralidade (direita, esquerda) das crianças, tônus muscular, noção de espaço (frente, atrás, em cima, embaixo, no meio, dentro, fora), socialização e muito mais.

Brincadeira ou relaxamento: outra parte bem gostosa da aula, as crianças fazem uma brincadeira, pode ser qualquer uma, sem competição ou uma música bem gostosa para relaxamento, pode-se utilizar para esse momento um repertório de músicas instrumentais e/ou músicas com sons da natureza.

Canto de despedida: tão importante quanto o canto de entrada, avisa que a aula acabou e todos podem recolher seus pertences, ajudar a arrumar a sala, dar um beijo e se despedir.



Fonte:  Revista Nova Escola 


Nenhum comentário:

Postar um comentário