terça-feira, 14 de maio de 2013

Música na Educação Infantil

As brincadeiras de roda desenvolvem os movimentos e a oralidade, além de colaborar com a iniciação musical na Educação Infantil


Coletânea de Músicas:

Bambalalão                                                                            

  Bambalalão,
                Senhor capitão
                Espada na cinta
                Ginete na mão.

PARTICIPANTES: No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO: Em roda ou livre.
COMO BRINCAR: As crianças cantam e se balançam como se estivessem montadas em cavalinhos, no ritmo da canção.

Cai, cai, balão

Cai, cai, balão
Cai, cai, balão
Aqui na minha mão
Não cai, não
Não cai, não
Não cai, não
Cai na rua do sabão

PARTICIPANTES: No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO: Em roda.
COMO BRINCAR: Ao longo da canção, as crianças permanecem em roda e fazem gestos seguindo a letra.


Capelinha de Melão


I
Capelinha de melão é de São João
É de cravo, é de rosa, é de manjericão

II
São João está dormindo, não acorda, não
Acordai, acordai, acordai, João

PARTICIPANTES:No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO: Em roda.
COMO BRINCAR: Na primeira estrofe as crianças giram em sentido horário. Na segunda, podem fazer paradas, girar no sentido oposto ou voltar-se para o centro da roda.


Hoje é domingo
Hoje é domingo, 
Pede cachimbo. 
O cachimbo é de barro, 
Bate no jarro. 
O jarro é de ouro, 
Bate no touro. 
O touro é valente,
Bate na gente.
A gente é tão fraco,
E cai no buraco.
O buraco é tão fundo,
Acabou-se o mundo.

PARTICIPANTES: No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO: Livre.
COMO BRINCAR: Faça com que as crianças cantem juntas todos os versos, já que o objetivo desta parlenda é a memorização.


O meu chapéu tem três pontas

O meu chapéu tem três pontas
Tem três pontas o meu chapéu.
Se não tivesse três pontas,
Não seria o meu chapéu


PARTICIPANTES: No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO: Em roda ou livre.
COMO BRINCAR: Enquanto cantam, as crianças apontam para a
cabeça, em alusão ao chapéu, fazem o número três com os dedos e o sinal de negativo com o dedo indicador na última estrofe da cantiga.

O pião entrou na roda

O pião entrou na roda, o pião
O pião entrou na roda, o pião
Roda, pião; bambeia, pião
Roda, pião; bambeia, pião
Sapateia o dia inteiro, pião
Sapateia o dia inteiro, pião
Roda, pião; bambeia, pião
Roda, pião; bambeia, pião
E ajoelha o dia inteiro, pião
E ajoelha o dia inteiro, pião
Roda, pião; bambeia, pião
Roda, pião; bambeia, pião
E abana o dia inteiro, pião
E abana o dia inteiro, pião
Roda, pião; bambeia, pião
Roda, pião; bambeia, pião

PARTICIPANTES: No mínimo três.
ORGANIZAÇÃO: Em roda, com uma criança de fora.
COMO BRINCAR: Assim que a cantiga inicia, a criança que está de fora entra no centro da roda. Em seguida, ela deve fazer os gestos apontados pelas estrofes da música, como rodar, abanar ou ajoelhar.


Pezinho

Ai,  bota aqui
Ai, bota ali
O seu pezinho.
O seu pezinho bem juntinho
Igual ao meu.
E depois não vá dizer
Que você me esqueceu.
PARTICIPANTES: No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO: Em roda.
COMO BRINCAR: De mãos dadas, as crianças giram em sentido horário. Nos versos "Ai, bota aqui, ai, bota ali o seu pezinho", podem mover os pés para frente e para trás, em conjunto.


Pirulito que bate, bate

Pirulito que bate, bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu.
PARTICIPANTES: No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO: Em roda.
COMO BRINCAR: De mãos dadas, as crianças cantam e giram a roda em sentido horário e anti-horário.


Pombinha voou

Pombinha voou, voou,
Caiu no laço,
Se embaraçou.
Ai me dá um abraço,
Que eu desembaraço
A minha pombinha,
Que caiu do laço.

PARTICIPANTES: No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO: Em roda ou livre.
COMO BRINCAR: A roda se desenvolve com as crianças imitando o canto. No primeiro verso, elas agitam os braços, como se voassem. No segundo, sobrepõem os dedos médio e indicador de uma mão sobre os dedos da outra, representando uma armadilha. No terceiro, fazem movimentos circulares com as mãos, para ilustrar o embaraço da pombinha. No quarto, cada criança se abraça. Em seguida, repetem os gestos do embaraço (em sentido contrário), do voo da pombinha e da armadilha.



Roda Cotia

Roda Cotia,
De noite, de dia
O galo cantou
E a casa caiu!

PARTICIPANTES: No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO: Em roda.
COMO BRINCAR: As crianças giram de mãos dadas até o último verso, quando ficam de cócoras e cantam mais alto a palavra "caiu!".

Sapo Cururu


Sapo cururu,
Na beira do rio
Quando o sapo canta, ó maninha
É porque tem frio
A mulher do sapo
Deve estar lá dentro
Fazendo rendinha, ó maninha
Pro seu casamento

PARTICIPANTES: No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO: Em roda.
COMO BRINCAR: A roda gira lentamente nos dois primeiros versos e acelera ao longo da cantiga, assim como o ritmo do canto das crianças.



Fonte:   


Nenhum comentário:

Postar um comentário